Translate

quinta-feira, 29 de maio de 2014

10 coisas incríveis que pouca gente sabe sobre formigas

Elas podem costurar feridas

Se um guerreiro Masai está na mata africana e tem uma ferida que precisa de sutura, tudo o que precisa fazer é olhar para um ninho de formigas, escolher algumas das maiores que puder encontrar e fazê-las morder a ferida. Em seguida, quebrar o corpo, deixando a cabeça. Os grampos improvisados podem durar dias, e podem ser facilmente substituídos se necessário.

Antes do homem, Deus criou a formiga

Ok, essa afirmação pode não ser tão real mas, sabemos que nós, como espécies, somos novatos em relação à toda a criação, evoluindo apenas 5 milhões de anos. Agora, compare com um fóssil de formiga, que tem cerca de 50 milhões de anos.
Elas enterram seus mortos

Apenas algumas criaturas na Terra tratam seus mortos de forma diferente: os seres humanos, os elefantes e as formigas. Quando uma formiga morre dentro do ninho, elas levam o corpo morto para o lado de fora por causa do saneamento, de modo que a infecção ou doença pode se espalhar para toda a colônia.
Podem clonar-se

Partenogénese é uma forma de reprodução em que não há necessidade de fertilização, tornando a descendência resultante de um clone da mãe. Um grupo de formigas na Amazônia foi descoberto em uma colônia. Não haviam machos.
Elas ensinam seus jovens

As formigas operárias não nascem com esta habilidade. Para que desempenhem seu trabalho elas são ensinadas. O professor formiga precisa ensinar uma formiga mais jovem sua função dentro da colônia.
Eles sabem como funciona a agricultura

Dentre todas as criaturas, temos agora apenas quatro seres que são evoluídos o suficiente para utilizar a agricultura como meio de sobrevivência: besouros, cupins, os seres humanos e as formigas. No entanto, entra as formigas e nós, parece que começamos a cultivar primeiro.
Elas usam herbicidas e desinfetantes

Em seus ninhos, elas usam várias substâncias que inibem a propagação de parasitas ou ervas daninhas. As formigas da madeira, por exemplo, adicionam resinas de coníferas solidificadas nos seus ninhos enquanto constrói, o que dificulta o crescimento de bactérias e fungos. A formiga de limão, que prefere ninho em árvores, produz um herbicida natural que mata todas as outras plantas ao redor de sua árvore.
Elas criam “gado”

Assim como os humanos, as formigas também criam gados. São pulgões, lagartas e mirmecófilas que secretam um líquido doce chamado melada.

As formigas mantém os predadores longe de seu gado e, até mesmo os conduz de um lugar para outro, assim como fazemos com as vacas.

Quando é hora de recolher alguma melada do gado, o leite das formigas, elas tocam-se com suas antenas.
Elas travam guerras

Há espécies de formigas, como as amazonicas, que estranhamente se assemelham aos espartanos em seu modo de vida. Ou seja, elas só sobrevivem através de guerras para obter mais recursos de outras colônias.
Elas praticam escravidão

As formigas são conhecidas por serem trabalhadoras, mas, assim como os humanos, há algumas maçãs podres no cesto. Existem várias espécies de formigas que são dependentes de trabalho escravo para a sobrevivência, e que vai empreender ativamente guerra contra outras colônias para roubar e escravizar as adversárias.

A maçã podre na cesta é uma espécie de formiga chamada Polyergus. Elas perderam a capacidade de cuidar de seus filhotes e até a si mesmas. Elas não vão buscar alimentos ou não se importam de limpar seu próprio ninho.
Via O Buteco da Net

Achei aqui primeiro: http://www.dihitt.com/barra/top-10-coisas-incriveis-que-pouca-gente-sabe-sobre-formigas

A Vida da Borboleta - O Nascimento da Borboleta



O Nascimento da Borboleta ou Ciclo de Vida da Borboleta é dividido em várias fases, tudo começa com o acasalamento entre a Borboleta macho e a Borboleta fêmea, passando pelo ovo que é colocado pela Borboleta fêmea, do ovo nasce a lagarta, depois de crescer e alimentar a lagarta se transforma em pupa, da pupa nasce a Borboleta adulta e assim começa novamente o Ciclo de Vida da Borboleta com o acasalamento entre a Borboleta macho e a Borboleta fêmea.

Veja o exemplo a seguir do nascimento da Borboleta Monarca.



O Acasalamento


Foto cortesia: Fotos de Borboletas Grátis


No acasalamento, a Borboleta macho fecunda a Borboleta fêmea, o esperma masculino é transferido para dentro do abdome da fêmea.
A fêmea fecundada procura a planta hospedeira para botar os seus ovos.



A Borboleta fêmea bota os ovos


Foto cortesia: www.wikipedia.org


A Borboleta fêmea deposita os ovos na planta que servirá de alimento para a lagarta.
Cada espécie de Borboleta tem plantas específicas para a alimentação das lagartas, essas plantas são conhecidas como Planta Hospedeira.
No caso das Borboletas Monarcas, a Planta Hospedeira é a Serralha.



A Lagarta


Foto cortesia: Edward L. Manigault, Clemson University Donated Collection, Bugwood.org 


Após algum tempo, os ovos eclodem e deles saem as lagartas.
As lagartas então começam a comer a planta em que estão hospedadas. As lagartas comem muito, pois precisam acumular energia, a próxima fase é a pupa.



A Pupa


Foto cortesia: Edward L. Manigault, Clemson University Donated Collection, Bugwood.org 


Depois de alguns dias a lagarta vai parar de comer e se transformar em pupa, as pupas se formam a partir do endurecimento do corpo da lagarta.
É nesse momento que a lagarta vai usar a energia acumulada para se
transformar em Borboleta.




A Borboleta adulta

Fotos de Borboletas Grátis

Foto cortesia: Fotos de Borboletas Grátis 


Em alguns dias, as Borboletas nascem rompendo a camada da pupa. A Borboleta adulta viverá algumas semanas, tempo suficiente para se reproduzirem e garantirem o recomeço de todo o ciclo novamente.



Achei aqui primeiro: http://www.borboleta.org/2011/05/vida-da-borboleta-o-nascimento-da.html

Ectophylla alba - Morceguinhos lindos!

Ectophylla alba morcego branco
Você leu corretamente: assim como há aranhas fofíssimas há morcegos que são muito fofos também. Este minúsculos morcegos brancos das Honduras estão entre os animais mais adoráveis do planeta.
Também conhecido pelo nome científico Ectophylla alba, os pequenos morceguinhos tem apenas 3,7 a 4,7 cm de comprimento e podem ser encontrados na América Central e no Caribe.

Os Morcegos Brancos cortam os veios de uma folha de bananeira fazendo com que ela se dobre formando uma habitação protetora.
Os pequenos morcegos vivem em colônias de seis membros, em média, constituído de um macho e um harém de fêmeas.
A cabana natural protege os morcegos brancos da chuva e predadores. Eles alçam vôo apenas quando suas casas não são mais seguras.
Ectophylla alba morcego branco
Ectophylla alba morcego branco
Ectophylla alba morcego branco
Ectophylla alba morcego branco
Ectophylla alba morcego branco
Ectophylla alba morcego branco

Achei aqui primeiro: http://hypescience.com/fotos-morcego-branco-ectophylla-alba/

Importância ecológica dos morcegos

morcego-lua_thumb
Hoje em dia ainda há muitas pessoas que possuem preconceito contra os morcegos (quirópteros – ordem Chiroptera). Muitos sentem medo, nojo, se assustam e acabam matando esses animaizinhos que são tão importantes para manter o equilíbrio da natureza.
Resolvi escrever um post dedicado aos morcegos para esclarecer um pouco sobre a natureza deles e seus inúmeros benefícios pra natureza e para o próprio homem. Assim, trago um pouco mais de informação e quem sabe mudo um pouco o conceito que as pessoas têm sobre eles.
A classificação científica dos morcegos é:
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Infraclasse:Placentalia
Ordem:Chiroptera
Dentro dessa ordem estão duas subdivisões, a subordem Megachiroptera (raposas voadoras) e a subordem Microchiroptera que são os morcegos propriamente ditos.  Os morcegos representam 1/4 de todas as espécies de mamíferos do mundo!
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os morcegos não se alimentam somente de sangue, aliás, é apenas uma ínfima parte deles. A dieta dos morcegos varia com as espécie e o lugar em que habitam, podendo ser de néctar, pólen, frutos, folhas, sementes, insetos, pequenos vertebrados, peixes e sangue.
Cerca de 70% são insetívoras!!! Ou seja, se alimentam de insetos! O restante é praticamente frugívoro, e que se alimentam também de néctar, sementes e etc. Somente 3 espécies são hematófagas, ou seja, que se alimentam de sangue. Apenas 3 de pelo menos 1.116 espécies conhecidas! Ainda vai ficar com medo?
Observando então sua natureza, podemos relacionar seu papel no meio ambiente.
Pela maioria ser insetívora, eles fazem uma enorme diferença, se alimentando de muitos insetos que podem constituir pragas agrícolas e vetores de doenças. Se não fossem pelos morcegos, o gasto com inseticidas nas plantações aumentaria em enormes proporções! Um simples morceguinho pode ingerir 500 insetos por hora, podendo chegar a 3.000 insetos por noite! Imagina se os morcegos não existissem?! Sendo assim, funcionam muito bem como controle biológico.
E não pára por aí, os morcegos frugívoros também auxiliam na dispersão de sementes, pois ao se alimentarem dos frutos, deixam cair suas sementes dispersando as espécies de plantas. Esta característica deles é muito importante pararecuperar florestas degradadas. Os morcegos também são ótimos polinizadores (6,5% de todas as espécies polinizadoras), muitos se alimentam de néctar, levando consigo grãos de pólen e ajudando na manutenção de muitas espécies! Há espécies vegetais que evoluíram e permitem apenas que determinada espécie de morcego as polinize.
Muitas espécies de plantas polinizadas por morcegos são de importância econômica, sendo utilizadas como alimentos e remédios.
Por serem sensíveis a mudanças ambientais, os morcegos são ótimos bioindicadores, ou seja, seres vivos capazes de indicar se algo está prejudicando o ambiente. A partir desta análise, é possível tomar medidas que contribuam para a preservação ambiental.
A maioria dos morcegos vivem em cavernas, e ao excretarem neste ambiente, depositam nutrientes que permitem asobrevivência de outras espécies neste habitat. As fezes dos morcegos ainda podem ser utilizadas como adubo agrícola, e enzimas de bactérias presentes nelas ainda têm a capacidade de destoxificação (processo biológico que reduz impactos negativos de toxinas para o metabolismo corporal) de resíduos industriais, podendo os componentes das fezes ainda serem utilizados para a fabricação de inseticidas naturais, detergentes entre outros.
Graças aos morcegos e aos golfinhos foi possível a construção de sonares e radares.
E a saliva dos morcegos hematófagos é muito utilizada em pesquisas para fabricar remédios para doenças cardiovasculares, que são as que mais causam morte no mundo. Isso ocorre graças as propriedades anticoagulantes da saliva.
Sobre a raiva, os morcegos sim a transmitem, mas só é perigoso em locais onde a doença é endêmica, porém, na maioria dos lugares, os maiores transmissores da raiva ainda são cães e gatos.
Podemos ver então que os morcegos são fundamentais para o equilíbrio ecológico de nosso planeta, e devemos muito a eles por contribuírem com nosso sustento. Sendo assim, é totalmente inadmissível que se faça algo contra eles por qualquer tipo de preconceito. Vamos respeitá-los!
Morcego insetívoro
Morcego insetívoro
morcego frugivoro
Morcego frugívoro
morcego frugivoro02
Morcegos frugívoros
morcego hematofago
Morcego hematófago
morcego nactarivoro01
Morcego nectarívoro

Achei aqui primeiro: http://idealverde.wordpress.com/2013/08/06/importancia-ecologica-dos-morcegos/

Território Selvagem - Lobo



As câmeras do Território selvagem vão mergulhar profundamente no mundo dos lobos, irá mostrar o poder da alcateia e que assim como os leões, o trabalho em equipe é essencial para a sua sobrevivência, mas o sucesso dos lobos pode ser impedido por seu inimigo mortal, o Urso!

Descrição do vídeo no canal do youtube.

MUNDO DOS ANIMAIS > MAMÍFEROS > ARTIGO: FOTOS INCRÍVEIS: UM HOMEM E UMA ALCATEIA DE LOBOS Fotos Incríveis: Um Homem e uma Alcateia de Lobos

Werner Freund, o homem dos lobos
FOTO: LISI NIESNER / REUTERS
Werner Freund é um senhor de 79 anos que dedicou os últimos 40 aos lobos. Determinado a aprender mais sobre eles e a desmistificá-los perante a sociedade, tornou-se parte do grupo.
Em 1972, Freund criou o Wolfspark Werner Freund, um santuário com 25 hectares na Alemanha, onde colocou lobos adquiridos a parques e jardins zoológicos. Quarenta anos depois, o investigador comporta-se como se fosse o macho alfa de um grupo de 29 lobos, praticamente todos eles criados à mão. Contudo, Freund não considera que os lobos sejam os seus animais de estimação.
“Não podes domesticar um lobo. Eu é que tive de me tornar um lobo. Tive de treinar a minha voz uma vez que o sotaque alemão é algo áspero e os lobos estão acostumados a uma sonoridade suave” explicou o investigador, que vive com a sua esposa Erika e o seu gato Max (foto em cima), numa habitação perto da alcateia.
“Os contos de fadas é que lhes deram uma má reputação. Capuchinho vermelho e coisas assim. [Os lobos] são animais lindos e as pessoas que dizem que eles não deviam estar na natureza talvez sejam as mesmas que não se importam com o que acontece aos elefantes nas planícies africanas. Somos todos enriquecidos pela sua presença, pelo simples facto de estarem entre nós” concluiu Freund, citado pelo The Telegraph.

Fotos

Werner Freund, o homem dos lobos
FOTO: LISI NIESNER / REUTERS
Werner Freund, o homem dos lobos
FOTO: LISI NIESNER / REUTERS
Werner Freund, o homem dos lobos
FOTO: LISI NIESNER / REUTERS
Werner Freund, o homem dos lobos
FOTO: LISI NIESNER / REUTERS
Werner Freund, o homem dos lobos
FOTO: LISI NIESNER / REUTERS
Werner Freund, o homem dos lobos
FOTO: LISI NIESNER / REUTERS
Werner Freund, o homem dos lobos
FOTO: LISI NIESNER / REUTERS
Werner Freund, o homem dos lobos
FOTO: LISI NIESNER / REUTERS
Werner Freund, o homem dos lobos
FOTO: LISI NIESNER / REUTERS
Via Buzzfeed
Vi aqui primeiro: http://www.mundodosanimais.pt/mamiferos/homem-alcateia-lobos/

10 IMAGENS INCRÍVEIS SOBRE A BIOLOGIA QUE VOCÊ JAMAIS VIU ANTES!

Por Gabriel Oliveira

Para você que ama a biologia, nós do Instituto Aprenda.bioseparamos 10 imagens espetaculares que farão você lembrar a razão do seu amor incondicional por essa ciência incrível!

Lembrando que alguma das imagens a seguir estão aceleradas.

Vamos lá:

1 – Estrelas-do-mar se alimentando de uma foca em estado de decomposição:

2 – O curso de um rio se alterando ao longo de um período de 28 anos:

3- Um pepino-do-mar  (Thelenota ananas) arrastando-se pelo fundo do oceano:

4 – O incrível ataque de um caracol carnívoro da Nova Zelândia:

5 – O desenvolvimento de um morango:

6 – Os pés ambulacrais de uma estrela-do-mar em pleno funcionamento:

7 – Uma habilidade muito peculiar das corujas:

8 – A maior mariposa do mundo, mariposa atlas (Attacus atlas):

9 – A incrível flexibilidade dos gatos:

10 – Uma pinha se abrindo:

E ai? Ficou ainda mais apaixonado(a) pela biologia? Qual das imagens você mais gostou? Faltou alguma imagem na nossa seleção que você considere muito importante para a biologia? Então deixe um comentário logo aí embaixo. Ficaremos muito felizes em saber a sua opinião!

Não se esqueça de curtir e compartilhar esse texto com seus amigos.

Até a próxima!

Achei aqui primeiro: http://www.aprenda.bio.br/portal/?p=8782